domingo, 28 de Abril de 2024  12:09
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


EVENTOS


EXPOSIÇÕES

imprimir resumo

Exposição

Exposição "In Vitro"


de 2 de Outubro a 29 de Novembro/ ano 2009

Aveiro


Sexta-feira, 2 de Outubro, pelas 18.00 horas, na Praça da República, será à inauguração da Exposição “In Vitro” de Luís Queimadela.

No âmbito das Comemorações Aveiro 250 Anos, decorrerá a exposição de escultura

bana “In Vitro” de 2 de Outubro a 29 de Novembro em vários espaços públicos da cidade de Aveiro. Assim, 14 esculturas de Luís Queimadela poderão ser descobertas um pouco pela cidade: Praça Marquês de Pombal, Praça da República, Rossio, espaço do Centro Comercial Fórum Aveiro, Museu de Aveiro, Largo do Mercado Manuel Firmino, junto ao Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, junto ao Hotel Mélia Ria, Jardim do Cais da Fonte Nova, Campus Universitário de Aveiro e perto da Estação de Caminhos-de-ferro.

Segundo Joana Queimadela “na presente obra de Luís Queimadela, não procura um corpo eterno, imortal e perfeito, mas um corpo universal, ambivalente e cósmico. Trata-se de um corpo grotesco, que não procura a verticalidade mas a horizontalidade como caminho, sendo no entanto um corpo a-histórico. Estamos na presença de corpos que não têm o nascimento e a morte como princípio e fim, mas como fenómenos de renascimento e renovação, momentos em que os corpos se misturam, se envolvem, se fundem.”

Luís Queimadela
Nasce em Coimbra, onde dá os primeiros passos no mundo da pintura. Profissionalmente exerce funções docentes e, como actividade de lazer, escolheu o andebol.
A produção de trabalhos de escultura e decoração fixam-no em São Pedro do Sul, onde assume um novo desafio docente. Desta feita ligado ao projecto Carvalhais, onde, durante meia dúzia de anos, lecciona formação profissional na área da pedra, nos cursos de canteiro-restaurador. De uns anos a esta parte volta a sua actividade para a área da decoração, tendo, inclusive, projectado algumas unidades hoteleiras no país. O Hotel D. Inês, em Coimbra, o Hotel D. Jorge, em Grândola, o Hotel Solar do Rio e o Hotel Lisboa, nas termas de São Pedro do Sul e a Residência Turística Vila dos Navegantes são apenas alguns. Ainda durante este período de tempo desenvolve projectos de design ligados às resinas, tendo efectuado diversos trabalhos no país, continental e insular, nomeadamente em Lisboa, Viana do Castelo, Funchal e Ponta Delgada. Também a vizinha Espanha conta com trabalhos seus em Múrcia, Málaga, Toledo e Madrid.
Em jeito de epílogo, refiram-se alguns monumentos públicos que executou, concretamente na área da escultura. Encontra-se representado em Viseu, cidade e respectivas freguesias, bem como em Coimbra, São João da Madeira, Castelo de Paiva, Vila Pouca de Aguiar, Sernancelhe, Vouzela, São Pedro do Sul, Carvalhais e Oliveira do Hospital.
« Voltar

O Portal d'Aveiro não se responsabiliza por eventuais alterações ou falhas na programação dos eventos culturais listados

Se deseja promover eventos no Portal d'Aveiro contacte agendacultural@aveiro.co.pt

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®